
Avaliação Psicossocial
É uma exigência do Ministério do Trabalho para profissionais expostos à riscos durante as atividade laborais e que atendem à uma ou mais Normas Regulamentadoras (AS NR`s) como:
-
Trabalho com Eletricidade – NR 10
-
Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - NR 11
-
Trabalho com Operação de Máquinas e Equipamentos – NR 12
-
Trabalho com Líquidos Combustíveis e Inflamáveis – NR 20
-
Trabalho em Espaço Confinado – NR 33
-
Trabalho em Altura – NR 35
O QUE É AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL?
É uma avaliação realizada através de entrevista individual semiestruturada e aplicação de instrumentos psicológicos, para avaliar as condições psicológicas dos colaboradores que trabalham ou irão iniciar suas atividades em funções de risco. A partir de uma avaliação completa é possível identificar características psicológicas necessárias e importantes para que a pessoa consiga desempenhar suas atividades de maneira segura, minimizando os riscos de acidente.
o laudo conclusivo tem o objetivo de responder a seguinte questão: o indivíduo dispõe das características psicológicas exigidas para exercer o cargo de risco?
PREPARO:
-
O sujeito deve estar descansado e bem alimentado;
-
Deve estar em condições físicas adequadas;
-
Evitar excesso de cafeína no dia da avaliação;
-
Evitar vir dirigindo moto ou bicicleta até o local da avaliação, por motivos de trepidação;
-
Trazer óculos de lentes de correção caso use;
-
Trazer documentos de Identidade e CPF;
-
Trazer nome das medicações, caso faça uso diário.
QUAL A IMPORTÂNCIA?
As atividades de risco, Trabalho em Altura, Espaço Confinado, Combustíveis e Líquidos Inflamáveis, Eletricidade e outros, necessitam de um perfil psicológico estável, minimizando riscos de acidentes durante a atividade laboral. Características como controle emocional, atenção, resiliência, impulsividade, depressão são alguns exemplos de construtos avaliados por meio de instrumentos próprios e legais para a avaliação psicossocial.
